VivĂȘncias
para crianças, adolescentes e adultos
CURSO REGULAR
Que tal praticar empatia de maneira criativa, como uma atividade extracurricular?!
CRIANĂAS âą ADOLESCENTES
Com encontros semanais e em turmas de até 10 crianças, a proposta é construir ao longo do semestre um repertório em grupo, no qual pouco a pouco, possam ser desenvolvidas habilidades socioemocionais, como a percepção e a apreciação das diferenças, além da capacidade de diålogo.
Com duração de uma hora e meia, as aulas sĂŁo permeadas por brincadeiras e jogos cooperativos, atividades de expressĂ”es artĂsicas e uma roda de bate-papo final para que se possa investigar e refletir a partir das experiĂȘncias vivenciadas.
TURMA crianças: 3 a 5 anos
TURMA crianças: 6 a 9 anos
TURMA pré-adolescentes: 10 a 12 anos
TURMA adolescentes: 13 a 15 anos
WORKHOPS
PAIS & FILHOS âą EDUCADORES
Desenvolvidos para uma experiĂȘncia pontual sobre alguns conceitos essenciais do projeto, funcionam de maneira independente, focando em temas especĂficos, em mĂłdulos de curta duração. Podem ser vivenciados por grupos de crianças ou em turmas de pais e filhos, com o objetivo de estender as tĂ©cnicas experimentadas Ă rotina familiar. SĂŁo pequenas propostas na construção de novos hĂĄbitos relacionais.
Dica: essas vivĂȘncias tambĂ©m sĂŁo Ăłtimos tira-gostos do trabalho, tanto para quem quer ter um primeiro contato com a proposta, quanto para os que nĂŁo tĂȘm disponibilidade para uma frequĂȘncia regular.
Que tal brincar em famĂlia e descobrir boas ideias para novos hĂĄbitos relacionais?
VIVĂNCIA "conhecendo as emoçÔes"
Encontro para pais e filhos ou outros grupos, com 3 horas de duração
Este workshop apresenta de maneira lĂșdica e participativa alguns dos fundamentos da aprendizagem socioemocional. Brincadeiras e atividades que exploram a capacidade das crianças de reconhecer as prĂłprias emoçÔes, nomeĂĄ-las e expressĂĄ-las de maneira criativa.
VIVĂNCIA "percebendo as diferenças"
Encontro para pais e filhos ou outros grupos, com 3 horas de duração
Este workshop trabalha de maneira lĂșdica e participativa questĂ”es como alteridade, diversidade e singularidade. Traz tambĂ©m alguns recursos de resolução de conflitos que podem e devem ser utilizados em momentos futuros.
VIVĂNCIA "entendendo os outros"
Encontro para pais e filhos ou outros grupos, com 3 horas de duração
Fazendo uso de histĂłrias e dinĂąmicas lĂșdicas, este workshop trabalha o conceito de empatia, buscando, com personagens e situaçÔes propostas, despertar um olhar mais compreensivo sobre o outro, uma busca pelo entendimento que atrĂĄs de cada um hĂĄ um universo escondido, cheio de surpresas que nĂŁo imaginĂĄvamos.
Que tal a escola oferecer uma disciplina de aprendizagem emocional desde a infĂąncia?
INFANTIL âą FUNDAMENTAL 1 E 2
O projeto pode ser implementado no currĂculo escolar, com carga horĂĄria de uma aula semanal de 50 minutos, para crianças do Infantil e Fundamental.
Assim como muitas escolas em outros paĂses jĂĄ trabalham dessa maneira, seguindo a sugestĂŁo da UNESCO na adoção de um programa de desenvolvimento de competĂȘncias socioemocionais, o projeto No Lugar do Outro, em contato com a Organização Peace First (concebida em 1992 na Universidade de Harvard e sediada em Boston, EUA), adapta o programa desenvolvido e cedido pela organização, para nossa realidade.